projeto coleta seletiva

Projeto Coleta Seletiva

Projeto de Coleta Seletiva para Shopping Center

Algumas informações para inicio do projeto:

Projeto de Coleta Seletiva para Shopping Center

I – A primeira preocupação deve ser com a destinação do material coletado, é importante contatar empresas e cooperativas que compram o material ou revertem em ação social.
Em SP, pode-se obter uma lista de compradores (cooperativas, sucateiros e recicladores) no site: https://lixeiraseletiva.eco.br .Tanto para a capital quanto para cidades do interior do estado há um cadastro de prestadores de serviço.
Se quiser destinar a alguma instituição, algumas fazem este trabalho como a Recicle Milhões de Vidas, que destina o que é arrecadado a uma instituição de crianças com câncer.

II – Definir quais materiais serão coletados (papel, plástico, metal e vidro) pode-se optar por todos ou alguns deles, normalmente o plástico e o alumínio são os mais coletados, em razão da quantidade e do valor comercial.
Particularmente, acredito que seja interessante coletar todos os materiais, pela importância em preservar o Meio Ambiente e também para despertar uma real consciência ambiental, infelizmente o que temos visto é que o interesse comercial acaba ficando acima da conscientização.

III- Verificar se há uma área de armazenamento disponível, e quanto material é possível armazenar e por quanto tempo, para que se possa estabelecer uma rotina de coleta junto a empresa ou cooperativa que retirará o material para ser reciclado.

IV – Estabelecer um contrato de prestação de serviço com a empresa que fará a coleta, especificando prazos, rotinas de coleta, responsabilidades e atribuições do Shopping e da Prestadora de Serviços, para que haja respaldo legal.

V – Adquirir os coletores, cestos, kits e lixeiras para coleta seletiva. Pode-se, neste caso, obter o patrocínio de algumas empresas interessadas para cobrir o investimento inicial ou estabelecer, que a empresa que fará a retirada do material deverá disponibilizar os coletores.

VI – Treinar o pessoal operacional para efetuar a coleta e armazenar devidamente o material e divulgar o Programa de Coleta Seletiva aos usuários do shopping. Algumas grandes empresas se dispõem a colocar máquinas trituradoras de PET e amassadores de latinhas, disponibilizando pessoal para orientar os clientes do Shopping quanto a destinação (3R Ambiental, LATAS, por exemplo), porém o papel e o vidro não tem lugar neste caso.
OBS.1: Aqui em S.Paulo, o Centro Comercial Leste Aricanduva (Shopping Aricanduva), tem um Programa de Coleta Seletiva implantado, visite e obtenha mais informações diretamente na administração.
OBS.2: É importante que se saiba onde a empresa que está coletando destina o material coletado. Os cuidados ambientais que se deve ter com o processo da reciclagem (lavagem, moagem, aquecimento, fundição, etc), envolve empresas que, se não forem licenciadas, podem estar agredindo a natureza, o que torna a empresa que efetuou a coleta e destinou o produto reciclável co-responsável por uma destinação indevida. Este é um item importante para a empresa que pretende, por exemplo, implantar um Sistema de Gestão Ambiental certificado (ISO).

Alguns sites também podem servir de apoio a pesquisa, entre eles: Lixeira Seletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
× Posso ajudar?